G01

Página do Grupo 1 da T17


Quem somos/Perfil do Grupo

O nosso grupo é constituído pela Joana Silva, o Jorge Almeida e a Rita Vilaverde.

  • Somos alunos do segundo ano de Gestão.
  • Quando não estamos nas aulas gostamos de passear, estar com os amigos,dormir, ir ao cinema…
  • Participamos do Hi5, Facebook..
  • O melhor lugar para sair em Lisboa é…

A NOSSA AULA: Fundamentos de sistemas e tecnologias de informação

Em construção…

Conceitos Importantes

  • Dados: Descrição elementar de factos, objectos, eventos, actividades ou transacções que são registados, classificados e guardados.
  • Informação: Dados organizados de forma a proporcionarem sentido e valor para o receptor.
  • Conhecimento: Dados e/ou informação organizados e processados de forma a transmitirem uma maior compreensão, experiência e aprendizagem acumulada, aplicada a um problema ou actividade.
  • Sistema de Informação (SI): É um sistema constituído por pessoas, procedimentos e equipamentos que recolhe, processa, armazena, analisa e distribui informação com objectivos específicos.
  • Sistema Informático: Parte do sistema de informação que é executada utilizando as Tecnologias de Informação e das Comunicações (TIC).
  • Sistema de Informação Organizacional (SIO): Sistema composto por pessoas, procedimentos e componentes TIC (hardware, software e comunicações) cujo objectivo é processar dados e fornecer informação para suportar as Operações, a Tomada de Decisões e a Posição Competitiva de uma Organização.
  • Arquitectura das Tecnologias de Informação e das Comunicações de uma Organização: É um mapa de alto nível dos recursos de informação de uma organização que permite guiar as operações correntes e servir de referencial para a sua evolução futura.
  • Gestão do Conhecimento: Processo que apoia a organização na identificação, selecção, organização, disseminação e transferência de informação especializada e importante que faz parte da sua memória (conhecimento organizacional).
  • Sistemas de Gestão do Conhecimento: São sistemas que utilizam as tecnologias de informação e de comunicação actuais - Internet, intranets, extranets, data warehouses para sistematizar, melhorar e agilizar a gestão de conhecimento intra e inter-organizacional.
  • Conhecimento organizacional: Conhecimento proveniente dos empregados. Pode ser explícito ou tácito.
sis.jpg

Características gerais dos Sistemas

Qualquer sistema é constituído por Inputs, Processamento, Outputs e um Mecanismo de Controlo.
Todos os sistemas estão incorporados noutros sistemas (meta-sistemas) e podem ser sempre divididos em sistemas menores (sub-sistemas).

Classificação dos Sistemas de Informação

Os Sistemas de Informação podem ser classificados de diversas formas, baseando-se por exemplo em:

  • Extensão da sua utilização (Individual, Workgroup, Organizacional, Inter-Organizacional)
  • Objectivos dos Sistema (Suporte à produtividade individual, Suporte às operações correntes, Suporte à tomada de decisões)
  • Âmbito geográfico do Sistema
  • Impacto estratégico do Sistema

Jogo sobre Fundamentos de Sistemas de Informação
Para fazerem o download das perguntas e respostas do jogo realizado por nós durante a aula usem os seguintes “links”:

Versão PDF: [http://www.megaupload.com/?d=ZHPD5HGV]
Versão PowerPoint: [http://www.megaupload.com/?d=LFTGY73D]


O nosso contributo sobre as OUTRAS aulas:

  • Hardware
  • Software
  • Redes
  • Internet e Tecnologias Web
  • Segurança Informática
  • Business Process Management - Sistema Aris
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Gestão de Dados
  • Modelização de dados
  • Access 2007
  • CRM - Customer Relationship Management
  • Expression Web
  • Enterprise Systems

Ideias para o nosso trabalho final da disciplina:

  • Link sobre materiais relacionados ao trabalho

TPC:

•A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores que se encontram interligados, possibilitando o acesso a informações e a todo o tipo de transferência de dados. Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet e World Wide Web não são a mesma coisa. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermedia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. A Web é um sistema de informação mais recente que emprega a Internet como forma de transmissão.

Cliente / Servidor (arquitectura…) : De forma simples, um servidor é um computador que "serve" ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. Ele centraliza a informação e os recursos tecnológicos que permitem o acréscimo de segurança, a melhoria na partilha de informação e recursos e a diminuição de custos. Quanto aos clientes de um servidor são outros computadores, impressoras, faxes ou quaisquer outros dispositivos ligados ao servidor.

Lan : Acrónimo de local area network, rede de área local, é uma rede de computador utilizada na interconexão de equipamentos processadores com o objectivo de estabelecer a troca de dados. Tais redes denominam-se por locais, pois cobrem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs ), uma vez que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em casas, escritórios, escolas e edifícios próximos.

Gateway: O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações.

Fibra óptica: É um suporte físico de transmissão que possibilita a transmissão de dados a elevado débito, graças a raios ópticos. As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas electromagnéticas (como a luz) uma vez que são transparentes e podem ser agrupadas em cabos. Estas fibras são feitas de plástico ou de vidro, sendo este último o mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas com maior utilização são as correspondentes à gama da luz infravermelha.

Ethernet: É uma tecnologia de interconexão para redes locais, baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais eléctricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio( Media Access Control- MAC) do modelo OSI.

OSI (Open Systems Interconnection): É um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
o Nível físico: Define as características técnicas dos dispositovos eléctricos do sistema, contem os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação, que se comunicam directamente com o controlador da interface de rede.
o Data- Link: É uma camada de ligação de dados que detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
o Nível rede: É responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de maneira a que os pacotes possam chegar correctamente ao destino, determinando também a rota que estes irão seguir para atingir o destino. Utiliza-se quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino.
o Nível transporte: Usa os dados enviados pela camada de Sessão e divide-os em pacotes que serão transmitidos para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte pega os pacotes recebidos da camada de Rede, remonta o dado original e assim envia-o à camada de Sessão. Está assim incluido o controle de luxo, a ordenação dos pacotes e a correcção de erros.
o Nível aplicação: Faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede.

TCP/ IP : Os protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol) são protocolos que foram criados com o objectivo de realizar a intercomunicação de computadores. As configurações desses protocolos visam controlar como a informação é passada de uma rede a outra, e como manipular o endereçamento contido nos pacotes, a fragmentação dos dados e a verificação de erros.
O TCP é o protocolo da camada de transporte orientado à conexão, que oferece um serviço confiável, já o IP é um protocolo para comunicação de redes Internet. Ele é o responsável pela transmissão de nível inferior (host-to-host), e é utilizado em dois tipos de estações: hosts e gateways.
o Nível Rede: A camada de rede resolve o problema de obter pacotes através de uma rede simples. Na suíte de protocolos para a internet, o IP executa a tarefa básica de levar pacotes de dados da origem para o destino. O pacote da camada de rede é geralmente conhecido como Datagrama.
o Nível Transporte: Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade ( o dado alcançou o seu destino?) e integridade ( os dados chegaram na ordem correcta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte também determinam para qual aplicação um dado qualquer é destinado.

Intranet: É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, é como se fosse uma versão privada da internet, confinada a uma organização.O projecto de uma Intranet é essencial para garantir que a ligação entre a rede de comunicações e as aplicações que desempenham o núcleo do negócio de uma empresa funcionem.

Proxy: É o termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet). Como os endereços locais do computador não são válidos para acessos externos, cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando-a para o seu computador.

Rede Privada Virtual: A idéia de utilizar uma rede pública como a Internet em vez de linhas privativas para implementar redes corporativas é denominada de Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos.

Telnet (Telecommunication Network): É um protocolo de rede usado para fazer acesso remoto via linha de comando a hosts que estejam rodando um servidor de telnet, baseado em TCP. Também permite obter um acesso remoto a um computador.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License