G05

Bem-vindos à nossa página de grupo

Este grupo é formado por 3 alunas do 2º ano de gestão.

* Manuela Aurindo
* Sara Mendes
* Ana Margarida Marques

O tema do nosso grupo é Internet e Web, com apresentação no dia 16 de Outubro.

Para poderes obter os nossos powerpoints de apresentação da aula, vai a files (no final da página de grupo) e faz o download do ficheiro para o teu computador.

acceso_internet.jpg
internet_5g.jpg

A NOSSA AULA: Fundamentos de sistemas e tecnologias de informação

* Internet e Tecnologias Web

Olá a todos novamente =D

Aqui ficam as instruções para acederem ao blog, fórum e ao grupo.
Sigam as instruções e cliquem nos sitios assinalos a vermelho.

Como aceder ao blog?

bg5eDM778519-02.jpg2qBldj767174-02.jpgeKsKDa480134-02.jpg2mfrsF126776-02.jpgGQtaQQ909609-02.jpg

Como aceder ao Fórum Geral:

a2yU7M540957-02.jpgpJPBNB998799-02.jpgdia118035905-02.jpgJxXY.A350486-02.jpgoe3ma4546126-02.jpg

Como aceder ao Grupo:

2VStvd126097-02.jpgNXSmFI826927-02.jpgGlsCUD647297-02.jpgad3p.B290504-02.jpgJf8.EH718198-02.jpgOWiBbu165149-02.jpg

Olá a todos =D

Como já viram nos avisos não vamos conseguir fazer uma boa apresentação do nosso trabalho sem a vossa ajuda! Devido à rapidez dos computadores da nossa sala de aula decidimos que a inscrição no site www.tigweb.org poderia ser feita por cada um de vós nos próprios computadores.

  • Deixamos assim, as instruções para a realização da vossa inscrição:

# Vai a www.tigweb.org.

TTWxsR570713-02.jpg

# Carrega no local assinalado.

jJJ48m615743-02.jpg

# Preenche os espaços conforme o exemplificado.

QngKSS152645-02.jpg

# Valida a tua inscrição.

byg0ty072730-02.jpg

Muito Obrigado pelo teu contributo! =D

O nosso contributo sobre as OUTRAS aulas:

  • Hardware

//www.clubedohardware.com.br/

  • Software
  • Redes

Algumas definições:

  • Firewall:

Nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objectivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Primeira linha de defesa contra ataques externos vindos da Internet.

  • Sua função:

Regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão/recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Traduzido à letra, é uma parede corta-fogo, ou seja, evita o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores.

  • Transposto para a vida real:

Aceder à Internet sem um firewall é como deixar as chaves do carro na ignição, o motor ligado e as portas destrancadas enquanto se vai às compras. Embora possa entrar, fazer as compras e sair sem que ninguém se aperceba da situação, também é possível que alguém aproveite a oportunidade. Na Internet, os hackers utilizam códigos mal-intencionados, como vírus, worms e cavalos de Tróia, para tentar encontrar computadores desprotegidos. O firewall auxilia na sua protecção.
Manuela

  • Internet

É a "rede das redes" de computadores que se comunicam de forma transparente ao usuário através de um protocolo comum (IP - Internet Protocol).

  • Cliente/Servidor

Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

  • LAN

LAN é a sigla inglesa da expressão Local Area Network e designa uma rede local de computadores. É geralmente utilizada nas empresas para interligação local dos seus computadores. Existem várias tecnologias que permitem a criação de uma rede local, entre as quais a Ethernet e a Token Ring.

  • Gateway

Sistema de interligação de duas ou mais redes com diferentes protocolos de comunicação, de modo que seja possível transferir informações entre elas. Normalmente operam em uma ou mais das quatro camadas do modelo OSI.

  • Fibra Óptica

Cabo em fibra de vidro, com grande largura de banda, através do qual se transmitem sinais sob forma de impulsos de luz, que se caracteriza por permitir a transmissão de grandes quantidades de informação, a grandes distâncias e com reduzida distorção

  • Ethernet

Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.

  • Modelo OSI

1ª Camada: nível Físico
É onde se inicia o todo processo. A camada física define as características técnicas dos dispositivos eléctricos (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação que se comunicam directamente com o controlador da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controlo de erros básico.

2ª Camada: nível Data Link (ligação de dados)
Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. Procede à montagem dos pacotes de dados no formato apropriado à sua transmissão na rede, controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo de pacotes entre os nós na rede.

3ª Camada: nível Rede
A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos (ou IP) em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar correctamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseado em factores como condições de tráfego da rede e prioridades.

4ª Camada: nível Transporte
A camada de transporte é responsável por usar os dados enviados pela camada de Sessão (camada 5) e dividi-los em pacotes que serão transmitidos para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar nos pacotes recebidos da camada de Rede, remontar o dado original e assim envia-lo à camada de Sessão.
Isso inclui controlo de fluxo, ordenação dos pacotes e a correcção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de recebimento, informando que o pacote foi recebido com sucesso.

7ª Camada: nível Aplicação
A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mails através do aplicativo de e-mail, este entrará em contacto com a camada de Aplicação do protocolo de rede efectuando tal solicitação. Tudo nesta camada é direccionado aos aplicativos.
Estabelece um interface entre o Software de aplicação do utilizador e as camadas inferiores.

  • Telnet

Protocolo que permite ao utilizador da Internet conectar-se a um computador remoto, como se estivesse a utilizar um terminal baseado em texto directamente conectado àquele computador.

  • Rede privada virtual

É uma rede cifrada e privada, criada por cima da internet, de maneira a garantir privacidade na comunicação entre vários computadores. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, que fornecem confidencialidade permitindo uma comunicação segura através de redes inseguras.

  • Intranet

Uma rede criada para o processamento de informações numa empresa ou organização. O uso desta inclui serviços como distribuição de softwares e documentos, acesso a banco de dados. A intranet tem este nome porque normalmente emprega aplicações associadas à Internet, como, por exemplo, páginas da Web, navegadores Web, sites FTP, correio electrónico, grupos de notícias e listas de distribuição, acessíveis apenas à pessoas que fazem parte da organização.

  • TCP IP

É um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão, . São um conjunto de protocolos que podem ser vistos como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação), e lidam com dados mais abstractos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstracção.

  • Proxy

Servidor que atua como intermediário entre um cliente e outro servidor.
Um proxy é um servidor HTTP especial que tipicamente roda em uma máquina firewall. O proxy espera por uma requisição de dentro do firewall, a repassa para o servidor remoto do outro lado do firewall, lê a resposta e envia de volta ao cliente.
Normalmente é utilizado em empresas para aumentar a performance de acesso a determinados serviços ou permitir que mais de uma máquina se conecte à Internet.

* Segurança Informática
* Business Process Management - Sistema Aris
* Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Gestão de Dados
* Modelização de dados
* Access 2007
* CRM - Customer Relationship Management
* Expression Web
* Enterprise Systems

Ideias para o nosso trabalho final da disciplina:

* Link sobre materiais relacionados ao trabalho

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License