G06

O grupo 6 é composto pelo João Palmela, Luis Oliveira e Fernando Nunes.

Luis Oliveira:

Tenho 26 anos, estou no ultimo ano da licenciatura em economia.
Gosto de ouvir música, ler , ir ao cinema e passar tempo com os amigos.
Moro na Pontinha, concelho de Odivelas e sou do signo zodíaco Leão.
Sou adepto e sócio do Sport Lisboa e Benfica e acredito que este ano é que é…

João Palmela:

Tenho 22 anos e estou no 2º ano de Gestão.
Sou Alentejano mais precisamente de Alcácer do Sal mas nos tempos de faculdade vivo em Benfica.
Gosto de ouvir boa música,ir ao cinema, sair á NOITE,dar uns toques na bola e odeio conduzir apesar d conduzir todos os dias.looooolll.E como bom alentejano gosto muito de dormir e estar parado no tempo.
Antes d entrar para o ISEG tive três anos em Engenharia Agronómica no ISA mas só ao fim desses três anos é k percebi que não gostava de plantinhas nem coisas do género.

O nosso contributo sobre as OUTRAS aulas:

Fica aqui o que eu li na aula, referente á definição de Internet, para quem não conseguiu apanhar tudo.
Apenas fiz pesquisa no Google, com os títulos "Definição de Internet".

Internet

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação
instantânea e compartilhamento de arquivos.
Imenso sistema de redes gateways e de computadores permanentemente interligados entre si a nível mundial e que funcionam como emissores e receptores de informação.
Os meios para efectuar essas ligações são diversos, e incluem rádio, linhas telefónicas, linhas digitais, satélite, ISDN, fibra-óptica, etc.
No centro da Internet existe um backbone de linhas de comunicação de dados entre nós principais ou computadores host, composto por milhares de sistemas de computadores - um ou mais desses nós da Internet ou sistemas de computadores podem parar de funcionar sem que isso impeça a Internet de funcionar como um todo, porque ela não é controlada por nenhum computador ou rede individual.

ALGUMAS DEFINIÇÕES:

TCP- é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

HTTP- é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos.Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

HTML- é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML.

HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermédia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiper-ligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral.

SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.

A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

Fibra óptica - Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

SOBRE A NOSSA AULA DE SEGURANÇA INFORMÁTICA:

Segurança da Informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.

Objectivos da segurança informática:

O sistema de informação define-se geralmente como o conjunto dos dados e dos recursos materiais e software da empresa que permite armazená-los ou fazê-los circular. O sistema de informação representa um património essencial da empresa, que convém proteger.

A segurança informática, geralmente, consiste em garantir que os recursos materiais ou software de uma organização são utilizados unicamente no âmbito previsto.

A segurança informática visa geralmente cinco objectivos principais:

* A integridade, ou seja, garantir que os dados são efectivamente os que crê ser;
* A confidencialidade, consistindo em assegurar que só as pessoas autorizadas têm acesso aos recursos trocados;
* A disponibilidade, permitindo manter o bom funcionamento do sistema de informação;
* Não repudiação, permitindo garantir que uma transacção não pode ser negada;
* A autenticação, consistindo em assegurar que só as pessoas autorizadas têm acesso aos recursos.

Implementação de uma política de segurança:

Segurança dos sistemas informáticos limita-se geralmente a garantir os direitos de acesso aos dados e recursos de um sistema implementando mecanismos de autenticação e de controlo que permitem garantir que os utilizadores dos ditos recursos possuem unicamente os direitos que lhes foram concedidos.

Os mecanismos de segurança implementados podem no entanto provocar um embaraço a nível dos utilizadores e as instruções e regras tornam-se cada vez mais complicadas à medida que a rede se estender. Assim, a segurança informática deve ser estudada de maneira a não impedir os utilizadores de desenvolver os usos que lhes são necessários, e de fazer de modo a que possam utilizar o sistema de informação em total confiança.

É a razão pela qual é necessário definir inicialmente uma política de segurança, cuja implementação se faz de acordo com as quatro etapas seguintes :

* Identificar as necessidades em termos de segurança, os riscos informáticos que pesam sobre a empresa e as suas eventuais consequências;
* Elaborar regras e procedimentos a implementar nos diferentes serviços da organização para os riscos identificados;
* Supervisionar e detectar as vulnerabilidades do sistema de informação e manter-se informado das falhas sobre as aplicações e materiais utilizados;
* Definir as acções a empreender e as pessoas a contactar em caso de detecção de uma ameaça;

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License